sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como tudo começou

Era uma vez um desejo. Nasceu grande e faminto mas muito desengonçado. Suas pernas tortas e seu olhar arregalado para o mundo dava-lhe um ar de sonhador que apenas lhe concedia o direito de ter um passaporte para a Lua. Era um desejo adolescente, mas bastante singular. Passava os dias pensando em como seria bom andar com suas próprias pernas em meio a uma floresta de signos, onde as cores, os perfumes, os sons, as formas do mundo enfim, todas juntas, se corresponderiam, trocariam entre si sensações e pensamentos.

E esse desejo foi crescendo e crescendo, aprendeu a ler e devorou todos os livros. Recortou todos os versos que achava inteligentes e fez um jardim. Começou a regar os brotinhos que despontaram, como sílabas toantes, olhando à-toa a luz que de vez em quando entrava nesse espaço que ia ficando cada dia mais bonito. E um dia, após o almoço, descansando numa estrofe prontinha, teve a grande ideia! Esse desejo sabido e experiente resolveu abrir as portas do seu jardim para os meninos e as meninas que rondavam curiosos aquelas flores esquisitas.




Foi assim que tudo começou: de um desejo que cismou em continuar sonhando, brotou um jardim de poesia! A Susanna e o Sérgio levaram adiante essa ideia e conversaram com um lugar bacana, o CICC, um centro de ciência e cultura bem legal e moderno, que também vive sonhando com as estrelas a cada vez que o seu planetário abre as portas para as crianças e para os adultos viajarem pelo universo. Não podia dar mais certo. Todo mundo foi conversar com a professora Telma, secretária de educação do município, e com a professora Marinês, essas duas pessoas incríveis que sabem que em Educação toda ousadia é pouca. Pronto! O desejo estava sendo realizado!

A UNESP, mais o CICC e mais a Secretaria de Educação do Município de São José do Rio Preto se uniram para dar conta de um projeto muito legal, que teve apoio importante e fundamental do Ministério da Cultura e da PROEXT-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário