sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Uma pedrinha no jardim



A plaquinha do jardim diz muito sobre como esses meninos e meninas percebem o mundo. Seu jeito displicente, às vezes no modo de andar, de sentar ou de falar, esconde um modo surpreendente de ver as coisas ao redor. O que seria tirar sonhos da cartola? Imagem que reúne no gesto do mágico o poder de fazer muito mais, talvez o impossível. Quem se não o poeta, esse mágico que troca coelhos por sonhos, a ensinar a gente que há sempre neste jardim palavras como lagartas se espreguiçando ao sol, comendo o verde de tudo para se transformar em semente de flor? 

Nossos meninos e meninas, logo ao final desses encontros entre as flores, disseram na sua simplicidade muita coisa bacana, como as que estão gravadas logo aqui embaixo... Não contei pra eles, mas adubei nosso jardim com essa espontaneidade toda. Por isso tem tanta mudinha nascendo linda por lá. É só espiar.

A Poliana J. S., da Escola Luiz Jacob, gostou bastante de tudo e confessou que "antes de participar deste projeto, achava as poesias meio sem sentido, mas depois das explicações das professoras, passei a apreciar e interpretá-las diferente! Também gostei muito da oficina de biologia, acho que podia ter mais no projeto, são bem interessantes... Eu acho que esse projeto deve continuar e cada ano se aprofundar mais...afinal a poesia pode melhorar muito a vida dos adolescentes. Ela ajuda a sair um pouco da rotina! Obrigada professoras por todas as aulas...vou levar comigo para todo sempre o que aprendi!".

A Poliana falou da oficina de biologia... na verdade, o que a gente fez foi mostrar para essa garotada um pouquinho da natureza das flores e das plantas, que cuidados a gente deve ter com elas, como plantá-las e como respeitar o seu ciclo de vida. Como tudo na vida, não é? Um verso não se faz assim sem cuidado, como uma flor não vinga sem atenção.

As palavras estão aí pra servirem a gente, mas saber como cuidar delas no canteiro da nossa linguagem e do nosso pensamento faz uma enorme diferença. Podemos dizer coisas impactantes sobre a vida, como, por exemplo, afirmar que no meio do caminho tinha uma pedra e fazer dessa pedra o grão mais duro e mais difícil, capaz de interromper até o verso... Ah! todo mundo já sabe que Carlos Drummond de Andrade era também um jardineiro muito sabido... "No meio do caminho" foi a primeira lição da pedra que nossos meninos e meninas tiveram quando pisaram o jardim de poesia...


Nenhum comentário:

Postar um comentário