quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Preparando a terra

Um jardim tem de ser bem preparado para receber as flores e as plantas. E conhecer como essas flores e plantas respiram, crescem e ficam bonitas é importante. A turma toda dos meninos e meninas adorou esse momento de descobertas. A Marillanda Ferreira Bellini, essa professora doutora que entende tudo de biologia e de plantas, mostrou como a natureza transforma esse gás carbônico, que está na atmosfera, em oxigênio. Sabida essa professora! Colocou todo mundo pra fazer uma experiência muito bacana. Como essa turma se diverte!


Olha agora esse pessoal todo concentrado...


A experiência era a seguinte. Os meninos e as meninas tinham de perceber que o pigmento verde, que é responsável pela fotossíntese nas plantas, está presente mesmo nas folhas com pigmentação de cores diferentes, como roxas, vermelhas e amarelas. Pois é! Não precisa ser verde na natureza para ser responsável pela fotossíntese! Como na vida, as plantas são de cores e tamanhos e estilos diferentes, mas todas, todinhas realizam a fotossíntese. Fotossíntese pra quem não lembra é o processo realizado pelas plantas de absorver o gás carbônico emitido no ambiente e devolver  em forma de oxigênio, que é o gás que a gente e os animais respiram! Ufa! Saber isso faz toda diferença, sabiam?


E o que isso tem a ver com poesia? Tudinho!


As palavras estão aí no mundo, não é? Usamos a todo instante para comunicar nossos pensamentos e desejos. Elas servem para a gente representar nossa alegria, nosso desejo e, também, nossa raiva, nossa tristeza, nosso desencanto com as coisas. Do jeito que uma folha traga todo o gás do ambiente e devolve esse gás transformado, as palavras também tragam do pensamento da gente todo desejo, toda alegria ou tristeza. E lá dentro da cachola da gente, essa palavra se vira do avesso pra traduzir da maneira melhor que puder esse desejo, essa alegria ou essa tristeza, de um jeito bem bonito. Quanto mais a gente pensar em como traduzir o desejo por meio das palavras, mais essas palavras vão ficar atraentes, interessantes e causar impacto no mundo.


O exercício dessa turminha de meninos e meninas era exatamente esse: perceber que a natureza faz parte da gente assim como a poesia: plantas e palavras, todas precisam de muito cuidado para representar toda beleza que a gente puder dar a elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário